AS NOSSAS MEDIÇÕES
Na tabela seguinte, encontram-se alguns valores das medições que registámos.
CONCLUSÕES
Com base nas medições que efetuámos, verificámos que o maior valor de campo elétrico medido foi na tomada, tendo um valor correspondente a 778,30 V/m. Desta forma, comparativamente aos outros aparelhos, possui um valor superior.
Quanto à medição de campos magnéticos, verificámos também que o maior valor obtido foi o da televisão, com um valor de 802,2 µT.
Verificámos também que, para equipamentos e aparelhos que se encontram nas nossas casas, como frigoríficos e computadores, o valor do campo magnético é sensivelmente semelhante, comparativamente às outras medições.
Em fontes de alta tensão, onde medimos campos magnéticos, verificámos que o campo magnético é menor quanto maior for a tensão, pelo que o valor não é tão elevado como se poderia esperar.
Algo bastante importante, na nossa opinião é que, em termos de campos elétricos, o valor medido na tomada e no quadro elétrico são bastante diferentes, sendo o valor da tomada bastante superior ao do quadro elétrico.
Na opinião dos Teslomaníacos, como foi mencionado, a exposição a campos eletromagnéticos pode ser nociva, dependendo de vários fatores. Aconselhamos assim, não só ao produtor mas também ao consumidor, a informar-se sobre os campos eletromagnéticos em diversos aparelhos, com o planeamento do comprador, por exemplo, quando compra ou constrói a sua habitação, em zonas onde existe elevada exposição a campos eletromagnéticos, visto que pode ser prejudicial para a saúde destes indivíduos.
Salientamos ainda que não se deve ir a locais com grande exposição a campos eletromagnéticos e que, com a evolução da tecnologia, se devem adaptar os aparelhos, para não terem valores tão elevados de campos eletromagnéticos.